O desafio do retorno: Sistema de pontos e fidelização
14 de agosto de 2018

Pós-venda: estratégias de fidelização com o Delivery Control

Muitas vezes consideramos o ato da compra – aquele feliz momento em que o consumidor efetivamente adquire um produto qualquer, como sendo o ápice e o final da realização de um negócio. No entanto, se ponderarmos bem, considerações como estas, podem ser contraproducentes em longo prazo, uma vez que ignoram outras etapas igualmente importantes dentro do processo de negociação. Portanto: reconhecer, valorizar e ter à disposição as melhores ferramentas para lidar com cada uma destas etapas é essencial para o sucesso de um empreendimento; sendo estes conhecimentos, imprescindíveis para o desenvolvimento de qualquer marca.

Para atingir o desejado patamar dos empreendedores bem-sucedidos, por assim dizer, é preciso direcionar o olhar para muito além do instante da compra. É preciso tentar enxergar e conhecer minuciosamente todos os passos da cadeia de vendas, assim como seus desdobramentos e particularidades, sabendo trabalhar cada uma de suas etapas da melhor maneira em razão do crescimento saudável da empresa. Pensando nisto, hoje lançaremos este olhar para uma das etapas mais importantes (e uma das mais negligenciadas) dentro desta cadeia: o pós-venda.

Uma vez que temos em mente que o processo de negociação envolve desde a eventual atração do público até a relação que se estende após a compra, já estamos pensando no pós-venda. Mas o que exatamente isso significa? Significa que antes de tudo, é preciso alimentar uma boa relação com os clientes mesmo depois de realizada a transação. De tal modo, aumentamos as chances de efetuar uma segunda ou uma terceira venda e de obter um feedback honesto sobre os nossos serviços.

Assim, devemos cativar o consumidor, fidelizá-lo, torná-lo uma espécie de embaixador da marca, para que com o passar do tempo, a influência exercida pela empresa no mercado, também seja fruto do carinho e apreço de seus próprios clientes.

A chave para estreitar esse relacionamento entre cliente e empresa está em algumas diretrizes simples, porém muito efetivas. Apesar de parecerem triviais, pode ser desafiador colocá-las em prática simultânea e satisfatoriamente. Citaremos algumas delas:

  • Primeiramente, uma equipe treinada e motivada faz toda a diferença, ou seja, é preciso trabalhar o bom relacionamento não apenas com os clientes, mas também com os funcionários e colaboradores da própria empresa;
  • Também é importante manter os clientes informados sobre as novidades da sua marca. Aqui entram envios de cartões em datas comemorativas e aniversários, pesquisas de opinião sobre novos produtos, etc.;
  • Compartilhar experiências nos canais digitais da empresa também é sempre uma boa ideia. Redes sociais podem ser ferramentas poderosas quando utilizadas da maneira correta; Ter uma marca memorável é outro aspecto fundamental. Uma marca sólida deve estar presente na vida das pessoas de uma maneira positiva, proporcionando bons momentos e despertando boas lembranças;
  • Por fim, não podemos nunca nos esquecer do acompanhamento da satisfação dos nossos clientes. Uma dica é investir em alguma ferramenta de feedback, seja por email, ou por sistemas de avaliação.

Seja qual for a estratégia utilizada, investir em ações que aproximem o cliente, é uma ótima maneira de se consolidar o nome da marca junto ao mercado e ao imaginário popular. Por isso, sabendo da importância do pós-venda como uma das principais etapas do processo de compra, o Delivery Control te ajuda a realizar todas essas tarefas de maneira rápida, organizada e efetiva.

Acesse toda a lista de consumidores ao alcance de um clique. Isso inclui dados completos como aniversário, endereço, telefone, histórico e preferências de compra de todos os seus clientes. Também é possível gerar dezenas de relatórios diferentes, focando nos seus compradores mais assíduos, por exemplo, ou mesmo nos que menos compraram esse mês. O importante é que uma vez identificados e separados, é possível pensar em estratégias de vendas distintas para grupos de consumidores diferentes.

Outra ferramenta indispensável que o Delivery Control oferece é um moderno sistema de avaliação, habilitado para cada um dos produtos dispostos à venda. Ele funciona em tempo real, bastando que o cliente dê a sua nota para que ela seja computada automaticamente. Essa possibilidade de feedback é um instrumento muito interessante e efetivo de fidelização, pois além de incentivar a participação do consumidor, dando a ele a possibilidade da avaliação, também permite que o empreendedor efetue possíveis melhorias no seu negócio.

Frente a tudo isso, fica mais fácil perceber a importância do pós-venda na construção de um relacionamento sólido e duradouro com o público-alvo. Igualmente importante é ter à disposição bons instrumentos que ajudem e facilitem todo o processo, não é mesmo? Pois então entre em contato conosco e descubra muitas outras ferramentas incríveis do Delivery Control que certamente vão auxiliar – e muito – a sua vida como empreendedor.

Qualquer dúvida ou comentários, estamos sempre à disposição.


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