E-mail marketing: uma ferramenta poderosa de Pós-Venda
14 de agosto de 2018

Fidelização do cliente: um resumo do que é importante saber!

Já vimos em outros posts sobre a importância de se fidelizar clientes - um dos pilares fundamentais no crescimento de todo e qualquer negócio. Resumindo em poucas palavras, um cliente que retorna é um cliente potencialmente satisfeito, e um bom número de clientes potencialmente satisfeitos podem ser a chave para o sucesso da sua marca.

Portanto, ter esse cliente potencial próximo e ativo é uma das primeiras garantias que se deve conquistar. Para assegurar essa volta e movimentar-se em um sentido em que “roda” de clientes nunca pare de girar, algumas dicas podem e devem ser levadas em consideração:

  • Pós -venda: Uma vez que temos em mente que o processo de negociação envolve desde a eventual atração do público até a relação que se estende após a compra, já estamos pensando no pós-venda. Mas o que exatamente isso significa? Significa que antes de tudo, é preciso alimentar uma boa relação com os clientes mesmo depois de realizada a transação. De tal modo, aumentamos as chances de efetuar uma segunda ou uma terceira venda e de obter um feedback honesto sobre os nossos serviços.

    Assim, devemos cativar o consumidor, fidelizá-lo, torná-lo uma espécie de embaixador da marca, para que com o passar do tempo, a influência exercida pela empresa no mercado, também seja fruto do carinho e apreço de seus próprios clientes. ”

  • Sistema de pontos: Uma estratégia que também podemos - e devemos! - utilizar para tentar vencer este eterno desafio do retorno do cliente é a criação de um programa de fidelidade. Um método de premiação relativamente simples, onde a cada compra o cliente ganha pontos, podendo futuramente trocar estes pontos por outros produtos da loja ou mesmo por prêmios quaisquer – a critério do empreendedor.

  • Controle e otimização do tempo: É possível se aprofundar dentro de cada uma das muitas pequenas áreas de uma empresa até que se encontre a melhor maneira de se otimizar o tempo e de se trabalhar em cada uma delas. Uma cozinha organizada e limpa; funcionários bem treinados; a sistematização do processo de produção; a presença de um coordenador de equipe carismático e eficiente e a organização na compra dos insumos, a organização do estoque e melhorias na área de entrega são só algumas ideias que podem dar certo.

  • Análise de relatórios e otimização: É muito importante conhecer o seu empreendimento à fundo, acompanhar as etapas dos processos de compra, venda, conhecer a equipe, o produto, o cliente, etc. Um empreendedor que participa direta e ativamente da rotina da empresa tem muito mais chances de rapidamente encontrar a solução para um eventual problema do que um segundo empreendedor, ausente e pouco interessado no dia a dia do negócio.

    Ou seja, se algo der errado é melhor estar por perto e preparado para lidar com o problema; buscar entender o porquê daquela situação ter atingido aquele ponto de tensão específico; e assim evitar novas situações incômodas iguais ou semelhantes. Paralelamente a isto, se algo vai certo, também deve-se observar e investir tempo e habilidade para identificar e trabalhar a ação que desencadeou o processo assertivo. É aqui que os relatórios entram como elementos fundamentais para essa análise.

  • Email marketing: Com uma lista de clientes ativos sempre atualizada, você pode enviar suas promoções, novidades, sorteios, e todas as informações sobre a sua marca diretamente para o possível consumidor. Claro que o ideal é fazer isso da forma menos invasiva possível, afinal também não queremos afastar o cliente importunando-o com propagandas.

Novamente ficou fácil perceber a importância do pós-venda na construção deste relacionamento tão importante com o público-alvo. Bons instrumentos que ajudem e facilitem esse relacionamento também podem ser extremamente vantajosos para aqueles que os utilizam. Seja no pós-venda imediato, na análise de relatórios ou na otimização do seu tempo, o Delivery Control é um destes bons instrumentos que certamente vai facilitar – e muito – a sua vida como empreendedor.

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