6 erros comuns entre empreendedores e como evitá-los
14 de agosto de 2018
Fidelização do cliente: um resumo do que é importante saber!
14 de agosto de 2018

E-mail marketing: uma ferramenta poderosa de Pós-Venda

A compra está em sua fase final: o cliente já efetuou o pagamento e o lojista já entregou o produto. Frente à essa situação corriqueira, como empreendedor você:

a) comemora mais uma venda e agradece a maré de boa sorte que trouxe esse potencial desconhecido para a sua loja.

b) comemora mais uma venda e se preocupa em saber quem era esse cliente que acabou de sair, entendendo que o fluxo de futuros clientes vai depender mais de suas habilidades como empreendedor do que de sorte.

Não precisamos pensar muito para chegar à conclusão de que a opção B parece mais sensata do que a opção A. Apostar na sorte e contar com ela em sua estratégica de negócios pode ser perigoso e instável para a empresa, uma vez que a falta de uma estratégia de marketing e de gestão bem definidas, certamente deixará lacunas à serem preenchidas em médio e longo prazo.

Por outro lado, acreditar e desenvolver suas habilidades como empreendedor, apurando o seu olhar para as oportunidades que aparecem diariamente pode ser muito mais proveitoso para o crescimento do empreendimento e do empreendedor.

Neste exemplo específico estamos falando sobre como lidar com a figura do cliente e o que ela representa após a compra finalizada. Como já vimos em outras postagens aqui do blog, trata-se do Pós-Venda um momento importantíssimo dentro do dia a dia da empresa.

Trabalhar o Pós-Venda de maneira inteligente e adequada é um dos segredos de todo grande empreendedor. Potencialize o seu alcance com medidas que mirem na fidelização do cliente. Trace perfis e conheça o seu consumidor. Utilize dados como nome, telefone, e-mail, para alcançar esse público. Pode-se pensar até em estratégias de vendas diferentes para públicos distintos. O importante aqui é transformar essas informações aparentemente desconectadas em dados preciosos que auxiliem na tarefa de conhecer e fidelizar o cliente.

Dentre as muitas coisas que podemos fazer com toda essa base de material coletado, uma boa ideia é utiliza-los no envio de um E-mail Marketing. Com uma lista de clientes ativos sempre atualizada, por exemplo, você pode enviar suas promoções, novidades, sorteios, e todas as informações sobre a sua marca diretamente para o possível consumidor. Claro que o ideal é fazer isso da forma menos invasiva possível, afinal também não queremos afastar o cliente importunando-o com propagandas. Por isso, algumas dicas de bons modos no envio de E-mail Marketing são sempre bem-vindas e importantes de se pontuar:

  • Identidade visual: nunca se esqueça de se identificar. E não estamos falando de nome, endereço e telefone, mas sim da identidade visual da sua empresa (logo, slogan, cores, etc.) bem identificadas no corpo do e-mail;
  • Informações coerentes: tente ir direto ao ponto e seja preciso na informação que você quer passar. Informe a que veio e pronto. Lembre-se que conteúdos extensos podem não ser atrativos para todas as pessoas, então muitas vezes menos é mais.
  • Ofertas atrativas: falando em atratividade, essa é uma palavra que você deve sempre manter perto de si. Nada de ser pão duro nas promoções, vamos empregar a coerência e lembrar o motivo de todas essas ações: fidelização do cliente. Você quer ser lembrado como uma marca que oferece boas oportunidades e promoções ou uma marca pouco atrativa para seus consumidores?
  • Novidades impactantes: não só de promoções vive o E-mail Marketing. Divulgar grandes novidades da marca; informar sobre algum evento a ser promovido em alguma data comemorativa; ou mesmo uma mudança de endereço ou a abertura de uma nova franquia também são ótimos materiais de divulgação.
  • Não a correntes: lembre-se de respeitar o seu cliente e focar apenas na distribuição de conteúdo relevante. Não envie correntes ou Fake News de qualquer tipo, pois além de descredibilizar a sua marca, você ainda estará contribuindo com a veiculação de informações falsas e desvirtuando o propósito inicial do E-mail Marketing.

Na hora de disparar os e-mails, não pense que isso vai tomar muito tempo. Hoje em dia contamos com a ajuda de instrumentos poderosos que nos possibilitam disparar centenas de e-mails rapidamente e sem nenhum custo extra. Para isso, nós do Delivery Control usamos e recomendamos o MailChimp, uma das melhores ferramentas de E-mail Marketing disponíveis na Internet. Com ela, inclusive, você pode criar o seu projeto a partir de modelos pré-construídos, ideais para deixar o seu e-mail do jeito que você quiser.

Já com o Delivery Control você mantém os dados dos seus últimos clientes sempre atualizados e ao alcance de um clique, podendo classificá-los por categorias, por exemplo, como vimos no post sobre Relatórios, e então montar a melhor estratégia de E-mail Marketing para cada grupo de cliente.

E-mail marketing rápido e com medição de resultado? Com o Delivery Control e o MailChimp isso é mais do que possível! Faça um teste gratuito por 15 dias e tire as suas conclusões.

Qualquer dúvida ou comentários, estamos sempre à disposição.


Venha para o Delivery Control

Site completo + Sistema de Gerenciamento + Suporte


Tudo por apenas

R$250,00