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A compra está em sua fase final: o cliente já efetuou o pagamento e o lojista já entregou o produto. Frente à essa situação corriqueira, como empreendedor você:
a) comemora mais uma venda e agradece a maré de boa sorte que trouxe esse potencial desconhecido para a sua loja.
b) comemora mais uma venda e se preocupa em saber quem era esse cliente que acabou de sair, entendendo que o fluxo de futuros clientes vai depender mais de suas habilidades como empreendedor do que de sorte.
Não precisamos pensar muito para chegar à conclusão de que a opção B parece mais sensata do que a opção A. Apostar na sorte e contar com ela em sua estratégica de negócios pode ser perigoso e instável para a empresa, uma vez que a falta de uma estratégia de marketing e de gestão bem definidas, certamente deixará lacunas à serem preenchidas em médio e longo prazo.
Por outro lado, acreditar e desenvolver suas habilidades como empreendedor, apurando o seu olhar para as oportunidades que aparecem diariamente pode ser muito mais proveitoso para o crescimento do empreendimento e do empreendedor.
Neste exemplo específico estamos falando sobre como lidar com a figura do cliente e o que ela representa após a compra finalizada. Como já vimos em outras postagens aqui do blog, trata-se do Pós-Venda um momento importantíssimo dentro do dia a dia da empresa.
Trabalhar o Pós-Venda de maneira inteligente e adequada é um dos segredos de todo grande empreendedor. Potencialize o seu alcance com medidas que mirem na fidelização do cliente. Trace perfis e conheça o seu consumidor. Utilize dados como nome, telefone, e-mail, para alcançar esse público. Pode-se pensar até em estratégias de vendas diferentes para públicos distintos. O importante aqui é transformar essas informações aparentemente desconectadas em dados preciosos que auxiliem na tarefa de conhecer e fidelizar o cliente.
Dentre as muitas coisas que podemos fazer com toda essa base de material coletado, uma boa ideia é utiliza-los no envio de um E-mail Marketing. Com uma lista de clientes ativos sempre atualizada, por exemplo, você pode enviar suas promoções, novidades, sorteios, e todas as informações sobre a sua marca diretamente para o possível consumidor. Claro que o ideal é fazer isso da forma menos invasiva possível, afinal também não queremos afastar o cliente importunando-o com propagandas. Por isso, algumas dicas de bons modos no envio de E-mail Marketing são sempre bem-vindas e importantes de se pontuar:
Na hora de disparar os e-mails, não pense que isso vai tomar muito tempo. Hoje em dia contamos com a ajuda de instrumentos poderosos que nos possibilitam disparar centenas de e-mails rapidamente e sem nenhum custo extra. Para isso, nós do Delivery Control usamos e recomendamos o MailChimp, uma das melhores ferramentas de E-mail Marketing disponíveis na Internet. Com ela, inclusive, você pode criar o seu projeto a partir de modelos pré-construídos, ideais para deixar o seu e-mail do jeito que você quiser.
Já com o Delivery Control você mantém os dados dos seus últimos clientes sempre atualizados e ao alcance de um clique, podendo classificá-los por categorias, por exemplo, como vimos no post sobre Relatórios, e então montar a melhor estratégia de E-mail Marketing para cada grupo de cliente.
E-mail marketing rápido e com medição de resultado? Com o Delivery Control e o MailChimp isso é mais do que possível! Faça um teste gratuito por 15 dias e tire as suas conclusões.
Qualquer dúvida ou comentários, estamos sempre à disposição.